Lambe-Sujo de Laranjeira x Caboclinho

 

O Lambe-Sujo de Laranjeira x Caboclinho é uma festa tipicamente sergipana, encenada todo segundo domingo de outubro, na cidade de Laranjeiras, a 20 km de Aracajú.
É a maior manifestação de teatro espontâneo ao ar livre do mundo e consiste na encenação da luta entre negros, os lambe-sujos, e os caboclinhos, que eram mandados pelos brancos para destruírem os quilombos.
Os lambe-sujos pintam o corpo com uma mistura de tinta preta e mel de carnaúba, usam um gorro vermelho e carregam uma foice – símbolo da luta pela liberdade. Os caboclinhos pintam o corpo de vermelho e vestem-se de índio.
À tarde acontece o “combate” onde os dois grupos folclóricos encenam a derrota dos negros. Ao longo do dia os grupos dançam o maracatú, abraçam os visitantes e os pintam com a tinta preta, que fica em baldes em frente as casas.
No almoço os moradores oferecem uma feijoada com farinha de mandioca para os Lambe-sujos, que é comida com as mãos. É diversão garantida: o entrosamento, a hospitalidade e a alegria contagiam todos. Uma das festas mais malucas e divertidas que já participei. Vale a pena conferir.

Por Edna Madalozzo*

 

*Edna Madalozzo é jornalista, viajante e colaboradora do BloGenérico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s